Pesquisar este blog

Utilize os MARCADORES no lado direito para facilitar sua navegação pelo blog.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Araraquara recebe Congresso Regional Fora do Eixo SP - RJ


Congresso Fora do Eixo SP/RJ começa na próxima sexta 12/08

Atualmente a maior rede colaborativa de cultura e economia criativa da América Latina, o Circuito Fora do Eixo realiza o Congresso Regional SP - RJ em Araraquara.

Concebida em 2005 por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de arte, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo". E pautada nos princípios da Economia Solidária, esta rota passou a se tornar uma rede colaborativa e começou a gerar novas técnologias de gestão e produção cultural, desenvolvendo moedas sociais da cultura, aprimorando o conceito de cidadão multimídia e rompendo as barreiras geográficas a partir da comunicação e da cultura digital.

Desde então a rede se expandiu largamente atravessando as fronteiras brasileiras, e hoje é composta por 82 coletivos de produção e gestão cultural que ocupam 26 das 27 unidades federativas do Brasil e mais 6 outros países da América Latina, Argentina, Uruguai, Honduras, El Salvador, Chile e Bolívia. Assim, o Circuito Fora do Eixo passou a ser tratado como referência em Cultura Digital, Economia Criativa e novos modelos de gestão cultural se tornando um dos principais movimentos da cultura brasileira.

De 12 a 14 de agosto, acontece em Araraquara a etapa regional SP/RJ do IV Congresso Nacional do Fora do Eixo. Mesas de debate e grupos de trabalhos (GTs) específicos, entre outras atividades, compõe a programação do II Congresso Fora do Eixo SP/RJ. Estarão presentes cerca de 100 congressistas de 21 coletivos de São Paulo e do Rio de Janeiro, mais observadores, palestrantes e convidados.

“As etapas regionais dos Congressos, em geral, funcionam para afinar assuntos pertinentes a cada localidade, de modo que somamos e cruzamos informações no Congresso Nacional para otimizar e fomentar discussões, bem como direcionar melhor os temas. Além disso, a programação é construída para suprir necessidades e especificidades de cada região” - explica a produtora cultural, da Casa Fora do Eixo São Paulo (CAFE-SP) e articuladora da etapa regional do congresso, Isis Maria.

Assim, as três mesas de debate pautam as políticas públicas, artes integradas, moeda social, economia solidária e sustentabilidade. Os GTs se dividem em: Distro, Comunicação, Música, Palco Fora do Eixo, Fora do Eixo Letras (FeL), PCult (Partido da Cultura), Sustentabilidade, Artes Visuais e Clube de Cinema. Confira a programação completa! Todas as atividades são abertas ao público interessado, basta comparecer.

Programação oficial do Congresso Regional SP/RJ!

Sexta-feira dia 12 de agosto

8h às 10h - Credenciamento e entrega de material

das 10h às 12h - Abertura oficial do Congresso Regional Fora do Eixo SP/RJ - Apresentação Fora do Eixo

13h - Almoço

das 14h às 17h - Grupos de Trabalho/ Reniões Livre

- PCult
- Sustentabilidade
- Comunicação
- Música
- Palco
- FeL
- Artes Visuaia
- Clube de Cinema


das 17h às 19:30h - Mesa de Debates

Políticas Pública

com Pedro Barbosa Mendes, Felipe Altenfelder, Euzânia Andrade e Ricardo Rodrigues

Pedro Barbosa é mestrando em Serviço Social pela UFRJ. Participa do grupo de pesquisa com enfoque nas tranformações do trabalho contemporâneo e sua relação com a comunicação e território.

Felipe Altenfelder é gestor nacional do Circuito Fora do Eixo.

Euzânia Andrade é a atual Secretária de Cultura de Araraquara.

Ricardo Rodrigues é diretor da Rádio Ufscar, coordenador do Festival CONTATO e atual presidente do Conselho de Cultura de São Carlos.


19:30h - Jantar

das 20:30h às 22h - Grupos de Trabalho/ Reniões Livre

- PCult
- Sustentabilidade
- Comunicação
- Música
- Palco
- FeL
- Artes Visuaia
- Clube de Cinema

Sábado dia 13 de agosto


das 8h às 9h - Café da manhã

das 10h às 12h - Mesa de Debates

Artes Integradas

com Hévio Tamoio

Helvio Tamoio é formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara, em 1986 fundou o grupo de teatro "O nó da cana também da garapa" com o qual trabalhou por dez anos. de 2000 a 2004 foi Secretário de Cultura da cidade de Rincão no interior paulista. Em 2006 assumiu interinamente a presidência da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes e Cultura. Atualmente presta consultoria em gestão de projetos culturais e é radialista do programa Paracatuzum da Rádio UFSCar de São Carlos.


12h - Almoço

das 13:30h às 17h - Grupos de Trabalho/ Reniões Livre

- PCult
- Sustentabilidade
- Comunicação
- Música
- Palco
- FeL
- Artes Visuaia
- Clube de Cinema


das 17h às 19:30h - Mesa de debates

Arranjos, Sustentabilidade, Moeda Social e Economia Solidária

com Luana Vilutis e Ricardo Rodrigues

Educadora, sociologa e pesquisadora graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC e mestre em Cultura, Educação e Organização Social pela Faculdade de Educação da USP, doutoranda do Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Trabalhou na gestão pública de economia solidária da Prefeitura Municipal de São Paulo. Realizou pesquisas sobre política cultura, empreendedorismos autogestionários provenientes de massas falidas e patrimônio histórico e cultural. Foi acessora do Ministério de Cultura, na articulação da rede dos Pontos de Cultura e coordenou o Plano Setorial de Qualificação Social Profissional com redes e cadeia produtiva da Economia Solidária, pelo instituto Paulo Freire, onde trabalhou na área de educação popular e relações internacionais. Como pesquisadora do Ipea, realizou a avaliação do Programa Cultura Viva. Pirncipais áreas de interesse: políticas sociais e culturais, educação popular, juventude e economia solidária.

Ricardo Rodrigues é diretor da Rádio Ufscar, coordenador do Festival CONTATO e atual presidente do Conselho de Cultura de São Carlos.

19:30h - Jantar

das 20:30h às 22h - Grupos de Trabalho/ Reniões Livre

- PCult
- Sustentabilidade
- Comunicação
- Música
- Palco
- FeL
- Artes Visuaia
- Clube de Cinema


Domingo dia 14 de agosto


das 8h às 10h - Café da manhã

das 10h às 13h - Grupos de Trabalho/ Reniões Livre

- PCult
- Sustentabilidade
- Comunicação
- Música
- Palco
- FeL
- Artes Visuaia
- Clube de Cinema


13h - Almoço

das 14h à 17h - Plenária Final


Serviço:
Congresso Regional SP/RJ

Quando: de 12 a 14 de Agosto de 2011.
Local:CENTRO DE ARTES E OFÍCIOS JUDITH LAUAND E OFICINAS CULTURAIS LÉLIA ABRAMO (R. Andrelino Alves Pinto, 170 - Jardim Floridiana)

Realização: Circuito Fora do Eixo e Coletivo Colmeia Cultural.

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, POIESIS, Oficinas Culturais Lélia Abramo e Governo do Estado de São Paulo

______________________________________________________________
FONTE: Coletivo COLMEIA CULTURAL - http://colmeiacultural.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário